Cada dia mais a manutenção industrial vem se tornando um diferencial competitivo para as organizações. A aplicação eficiente das técnicas de manutenção traz ganhos relevantes para as organizações.
É uma técnica de extrema importância para a disponibilidade dos equipamentos dentro do processo fabril é a técnica de lubrificação.
POR QUE ELABORAR UM PLANO DE LUBRIFICAÇÃO
A elaboração de um bom plano de lubrificação e aplicação do mesmo, garante a confiabilidade, disponibilidade e mantenabilidade do equipamento/ativo.
O QUE É UM PLANO DE LUBRIFICAÇÃO
Documento / ferramenta que reuni todas as ações necessárias para a lubrificação do equipamento em questão. Nele deve constar o equipamento à ser lubrificado, a frequência da lubrificação, o tipo do lubrificante e demais informações relevantes.
COMO ELABORAR UM PLANO DE LUBRIFICAÇÃO
Um plano de lubrificação eficiente é o resultado da combinação da aplicação do lubrificante correto, na quantidade correta, no local correto e na frequência correta.
PASSOS PARA SE ELABORAR UM PLANO DE LUBRIFICAÇÃO
1º) Levantamento dos equipamentos, conjuntos e componente.
Conhecer e compreender o processo de forma macro e micro é extremamente importante para a elaboração de um bom plano de lubrificação.
Portanto, o plano de lubrificação industrial deve levar em consideração e priorizar as especificações dos componentes e equipamentos lubrificáveis, como: tipo de material, tipo de superfície, grau de aquecimento, entre outras.
2º) Identificação e classificação dos pontos de lubrificação.
Os manuais que acompanham as máquinas e equipamentos industriais já contam com especificações dos principais pontos de lubrificação e já trazem recomendações do tipo de lubrificante a ser utilizado, em qual quantidade e com qual frequência.
Após a identificação dos pontos de lubrificação, é importante que seja feita uma classificação prévia dos pontos de lubrificação quanto ao tipo de lubrificante a ser utilizado.
3º) Escolha dos lubrificantes corretos.
Utilizando os passos 1 e 2, a escolha dos lubrificantes se torna mais objetiva e assertiva. Você já sabe o que lubrificar e aonde lubrificar!
Ao classificar e agrupar os componentes conforme suas demandas por determinados tipos de lubrificantes, conseguimos quantificar o necessário de cada tipo de lubrificante, o que permite ainda se optar por priorizar lubrificantes mais versáteis que atendam a uma gama maior de componentes lubrificáveis.