O que é preciso para ser um grande líder? Você está preparado?

Apesar de o assunto ser extremamente subjetivo, a resposta para a pergunta acima é simples: Conseguir praticar gestão sem medo.

Muitas pessoas buscam entender os segredos da arte de liderar uma equipe. Entretanto, ser um líder é algo muito mais inconsciente do que somente assumir as responsabilidades.

O exemplo é fonte de inspiração para fazer mais e melhor. Um líder inspira sua equipe, faz escolhas difíceis e decisivas para o futuro da empresa, é capaz de lidar com as diferenças entre as pessoas, pressões, metas e cobranças.

O líder que possui como característica a liberdade de expor suas idéias e a comunicação livre desde os subordinados, passando por superiores e complementando pelos pares, é um bom gestor. Só assim é possível tirar dos profissionais no ambiente organizacional o que de melhor eles possuem, aumentando a produtividade e rentabilidade das companhias.

A postura de pessoas que ocupam cargos de liderança tem um impacto decisivo na evolução de uma empresa. São eles que definem a estratégia que a empresa ou setor irá seguir para alcançar os resultados estabelecidos. Alguns líderes como Steve Jobs (Apple), Bill Gates (Microsoft), Silvio Santos (SBT) e Mark Zuckerberg (Facebook) são conhecidos pelas escolhas e atitudes demonstradas em momentos singulares. Líderes são pessoas admiradas e que inspiram os profissionais que trabalham para eles, independentemente de serem famosos ou não.

Mas… Bons líderes estão cada vez mais escassos… O que acontece?

Despreparo para enfrentar uma situação adversa, um dos piores pecados de alguém que ocupa uma função de liderança!

Ressalto que NÃO GOSTAR do que faz está incluso neste despreparo.

Vamos observar outros pecados que levam o líder ao naufrágio:

Para se dar mal, basta se deixar levar por uma ou mais destas atitudes: Ser inflexível, não ser analítico, evitar riscos, agir com intransigência, afastar-se de todos, acreditar que nunca erra, desafiar os princípios éticos, precipitar-se, acatar de imediato opiniões de especialistas e consultores, cultivar a burocracia, perder a paixão pelo trabalho, pela vida, e temer o futuro.

Se isso acontecer, reaja!  Às vezes, até mesmo os líderes mais experientes não conseguem evitar esses deslizes. No entanto, os sensatos e os inteligentes não ficam insistindo no erro por muito tempo, embora tropecem, sempre descobrem meios de se levantar e retomar o passo.

O bom líder é aquele que conquista…

ADMIRAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR

O líder precisa ser admirado pelos profissionais que comanda, e admiração é algo que se conquista. Grandes líderes da história e dos negócios conseguiram fazer revoluções porque conquistaram a admiração do seu povo. Despertaram seus sonhos e a confiança de que eles seriam possíveis de realizar.

Para desenvolver esse carisma, não é necessário ocupar cargo de chefia, mas sim ter atitude. Quando o líder não é admirado por sua equipe, raramente os negócios vão fluir de maneira positiva.

O LÍDER PRECISA TRANSMITIR CONFIANÇA

Uma espécie de porto seguro, onde os liderados possam buscar apoio, afirmação, feedback e crescimento. O líder não precisa ter todas as respostas, mas precisa saber estimular seu time para que ele chegue à melhor resposta. Precisa saber mediar conflitos, ter empatia, entender os dois lados e tomar a melhor decisão para a empresa e a mais justa para os colaboradores. Nos momentos críticos e situações de crise, um líder não pode transparecer covardia e medo.

AS PESSOAS DEVEM SE SENTIR PROTAGONISTAS

Uma situação comum no mundo corporativo é a busca por posições de hierarquia superiores por simples questão de vaidade ou status. Quando a necessidade de conquistar prestígio pessoal fala mais alto do que a vontade de ajudar a empresa e as pessoas a crescerem, o risco se torna eminente. O líder não é a empresa. Ele é aquele que vai conduzir as pessoas para que os resultados apareçam. Portanto, precisa saber entrar e sair de cena.

DIVISÃO DE CONHECIMENTOS

Bons líderes não têm receio de compartilhar o que sabem. E também possui maturidade e humildade o suficiente para se disporem a aprender com seus subordinados. Afinal, são eles que estão nas lutas do dia a dia, conhecem a realidade da empresa e o melhor: precisam ser ouvidos.

Se obter a confiança da equipe é um fator primordial para o sucesso dos negócios, o contrário também se aplica.

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

Além da experiência do mercado na bagagem, um líder tem de ser um bom articulador e comunicador. Às vezes, essas características são até mais importantes do que o próprio conhecimento técnico. Muitos profissionais que ascendem a um cargo de liderança depois de se destacarem na área operacional encontram dificuldades para se expressarem ou transmitirem aquilo que desejam.

Ou os líderes aprendem com o novo, e aumentam assim sua capacidade de gerar resultados, ou fica parado no mercado, e logo se perde. Esse é o bom líder, aquele que entende o momento, aprende com o novo, e utiliza a si mesmo e ao seu time em sua capacidade máxima, gerindo sem medo, e recebendo sem medo as novas idéias.

Verdadeiros líderes amam serem líderes, não por causa do poder, mas pelo impacto que podem criar sobre os outros.

“Alguém que tem o poder de influenciar outros, é um líder”, já dizia Chuck Swindoll.

Deixe um comentário

Consultoria e Soluções em Gestão de Manutenção
Rolar para cima
Posso Ajudar? Bate papo