Motivação: Caminho para atingir objetivos futuros

Existem habilidades que sempre são exigidas por qualquer empresa, e uma dessas habilidades é a facilidade de trabalhar em equipe. Para alguns, o trabalho em equipe chega a dar arrepios e outros encaram apenas como filosofia de psicólogo na hora de fazer entrevista de emprego.

Contudo, a capacidade para trabalhar em equipe está cada vez mais sendo valorizada e quem não se adaptar a essa nova tendência corre o risco de ficar excluído do mercado de trabalho.

Mas, encontrar profissionais com estas facilidades não é o bastante, pois é preciso que toda equipe esteja motivada.

Precisamos entender que uma equipe deve trabalhar em conjunto e de forma harmônica, se algum membro não estiver na mesma sintonia, todos correm o risco de se prejudicar e levar os projetos a perder.

 

Cada pessoa funciona como uma célula dentro de um sistema e tem uma função importante. Por isso é preciso estimular constantemente o envolvimento de todos no progresso e desenvolvimento dos trabalhos.

O trabalho em equipe requer mais que bons funcionários, é preciso ter líderes capazes de trazer motivação no trabalho em equipe. Todo grupo precisa de um líder, capaz de dar sugestões e criar processos que facilitam a relação entre todos os integrantes deste grupo.

Como manter-se motivado mesmo quando as coisas não acontecem como queremos?

Você já se sentiu desanimado por não ter conseguido realizar um projeto? Ficou envergonhado quando percebeu que a dieta foi por água abaixo quando cedeu à tentação no final de semana? Ou frustrado por ter desistido daquelas aulas de violão, que havia prometido fazer no começo do ano? E pensou que talvez não fosse digno de realizar um sonho ou obter o corpo que desejava? Bem vindo à raça humana!

Todos nós em algum momento nos sentimos desanimados e sem forças, quando não conseguimos finalizar um projeto ou realizar algum objetivo. Muitas vezes, vem aquela sensação de que nem vale à pena tentar. Esse ESTADO ENFRAQUECEDOR parece surgir justamente quando mais precisamos daquele esforço extra, não é mesmo? Neste caso é preciso colocar seu FOCO naquilo que precisa ser feito e não naquilo que ainda não foi feito.

Aqui vão algumas dicas que podem ajudar na motivação:  

Persista até conseguir

Uma das coisas que aprendi em minha vida é que a MOTIVAÇÃO pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso. Muitos têm uma idéia maravilhosa de como vão ficar ricos, começam algum empreendimento, mas desistem nas primeiras dificuldades.

Uma das principais estratégias para manter-se firme na direção da conquista dos seus objetivos é ter a capacidade de se manter motivado para não fazer como muitos fazem que é nadar, nadar e… morrer na praia.

Pare de ouvir o que os outros dizem

Isso mesmo pare de ouvir o que as outras pessoas estão dizendo a respeito de alguma idéia que você está colocando em ação. Evite, principalmente, aquelas pessoas negativas, e até de certa forma tóxicas. Eu costumo chamá-las de oponentes externos, porque elas roubam toda sua ENERGIA e faz você se sentir como se tivesse tomado uma surra. Não dê ouvidos a nada e ninguém que diga que você não vai conseguir ou que não é merecedor de obter sucesso naquilo que deseja.

Comemore os fracassos assim como às vitórias

Uma das maneiras que descobri para me manter motivada é o de não deixar o fracasso limitar minhas ações ou me estagnar por completo. Você pode usar a frustração como uma aliada. Ao invés de ficar desmotivado ou irritado quando algo não aconteceu como você queria, trabalhe mais forte ainda para aumentar sua energia e seu foco no objetivo que quer ver realizado. Eu considero o fracasso sempre como aprendizado, para melhorar da próxima vez.

A conquista de um resultado tem a ver com a preparação e tentar quantas vezes for necessário. Cada tentativa requer, muitas vezes, vencer pequenas limitações, e quando consegue vencer uma limitação, sua motivação aumenta, e com isso, você tem mais energia para a próxima etapa. Você sabe que está na frente de um vencedor quando mesmo na derrota, ele (a) não se deixa abater e diz: “as coisas não aconteceram como eu queria, mas da próxima vez vou fazer melhor para aprimorar meu desempenho”.

COMO POTENCIAR A MOTIVAÇÃO NA VIDA E NO TRABALHO

Inevitavelmente o trabalho é uma questão central na vida de todos nós. O trabalho influencia fortemente todas as outras áreas de vida. Existe uma bidirecionalidade de influências e motivações entre a vida e o trabalho. Cada vez que a motivação é afetada negativamente na nossa vida em geral, consequentemente o nosso trabalho sofre uma quebra.

A motivação comprova-se como um grande potenciador da nossa qualidade de vida. Posso afirmar categoricamente que aprendermos estratégias para manter os nossos níveis de motivação adequados, é promotor e potenciador de satisfação no trabalho e na vida em geral.

VISÃO COMO PROMOTORA DA MOTIVAÇÃO

Ter uma visão de sucesso ou das tarefas que temos de realizar para obter o que tanto desejamos, funciona como um combustível que irá orientar a nossa energia na direção do objetivo traçado. Está assim imaginado e consequentemente criado na nossa mente o motivo para a ação. São as ações a que nos propomos, alimentadas pela energia criada pela visão e associada ao bem-estar, que nos sentimos confiantes, alegres e animados para realizar o que é necessário para atingirmos os objetivos a que nos propomos.

MOTIVAÇÃO E ENVOLVIMENTO

A capacidade que cada um de nós tem ou não tem para nos envolvermos ativamente com o nosso trabalho, tarefa ou objetivos de vida condiciona em larga escala a qualidade dos mesmos. Quando me refiro ao envolvimento ativo, falo de nos colocarmos nas coisas, de interagirmos com elas, de perspectivarmos um bom retorno, uma ótima satisfação e alegria no resultado. Temos de ter uma crença que possuímos algo para oferecer ao que temos em mãos, que conseguimos oferecer algo de nós no sentido de melhoramos a qualidade do nosso trabalho, tarefa ou objetivo. Quando temos a crença de que temos o poder de contribuir positivamente para o resultado das coisas que fazemos, ficamos envolvidos ativamente. Ficamos motivados para influenciar de forma positiva aquilo que fazemos, colocando um conjunto de estratégias para o sucesso em ação. E, certamente iremos sentir o retorno disso na forma de motivação.

MOTIVAÇÃO VS DESMOTIVAÇÃO

A perda, o fracasso, a falta de envolvimento, o retorno financeiro baixo, e um sentimento de mal-estar relacionando com o nosso trabalho, são alguns dos motivos que podem conduzir-nos à desmotivação. A motivação é algo subjetivo, é inerente à pessoa, é individual e específica. No entanto independentemente da subjetividade da motivação, algo é comum a todos nós. A motivação é fluída, inconstante e sofre abalos na relação com a vida.  Ainda assim a vida não parou continuamos a ter que realizar as nossas tarefas do dia-a-dia, incluindo o nosso trabalho. Certamente nos períodos de ausência de motivação, vimos o nosso desempenho diminuir, o rendimento é afetado negativamente e com isso disparam os sentimentos negativos que nos fazem sentir mal. Eventualmente podemos ter de lidar com a depressão momentânea, o que obrigada a um esforço acrescido para voltar a repor os níveis motivacionais aceitáveis.

Mas é possível quebrar as barreiras para o sucesso. Quando nos sentimos desmotivados é importante que consigamos orientar a nossa atenção nos objetivos. É importante tornar nítida a nossa visão. Temos de fazer um esforço para orientar as ações pelos nossos objetivos, pela consciência que temos de que mesmo sentindo-nos em baixo é necessário continuar a fazer coisas. Ao continuarmos a movimentar-nos para a nossa meta, certamente iremos promover a nossa motivação. A motivação está fortemente relacionada com as coisas que fazemos. E, ao fazermos coisas, aumentamos a probabilidade de fazer algo que nos faça sentir bem, nesse momento promovemos a motivação.

 

Pra encerrar concluo: Um profissional motivado é um profissional mais eficiente. A motivação diária é importante para que você se sinta satisfeito com o trabalho que tem e se inspire a continuar produzindo resultados cada vez melhores. A criatividade é outro fator importante porque você precisa ser criativo para desenvolver as melhores soluções para as situações cotidianas.

Deixe um comentário

Consultoria e Soluções em Gestão de Manutenção
Rolar para cima
Posso Ajudar? Bate papo